CURSO Descomplicando - Da Oratória à Escrita Acadêmica e Científica
A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas.
Carga horaria: 8 Horas.
Período: AOS SÁBADOS -(Das 9h00 às 11h00) – 28/05/2022, 04/06/2022, 11/06/2022, 18/06/2022
Data de início: 28/05/2022
Data de término: 18/06/2022
Curso Online - Plataforma Classroom
1ª aula -PREPARE-SE PARA FALAR EM PÚBLICO COM SEGURANÇA
Como controlar o medo de falar em público. Desenvolvendo a autoconfiança. Gestão das emoções. Neutralizando a reação lutar ou fugir. Comunicação assertiva. Comunicação Verbal - Voz. Entonação. Ênfase. Ritmo. Pausas. Velocidade. Dicção. Respiração. Vocabulário. Impostação da voz. Naturalidade da fala. Vícios de linguagem. Comunicação não verbal - Postura. Expressões faciais. Movimento das mãos. Naturalidade dos gestos. Comunicação visual. Erros e acertos da expressão corporal. *Exercícios práticos
2ª aula -COMO REALIZAR PALESTRAS E IMPACTAR A PLATEIA
Os fundamentos para uma apresentação de sucesso. Identifique o propósito da sua mensagem. Como planejar a sua apresentação. A linha mestra. Despertando o interesse da plateia nos primeiros segundos. Criando um roteiro de palestra. Formas de encerrar uma apresentação. Conquiste e influencie seus ouvintes.
3ª aula -CAPACITAÇÃO PARA ESCRITA CIENTÍFICA
Estruturação de relatório técnico-científicos: introdução e desenvolvimento.
4ª aula -RESUMO TÉCNICO SEM COMPLICAÇÃO
Socializar fontes e estratégias para interpretação e aplicação de normas técnicas para redação de resumos em trabalhos acadêmicos, técnicos e de divulgação.
PROFESSORAS CONVIDADAS
RACHEL DE SOUZA YANEZ ARIAS, advogada, especialista em Direito Público, professora de Oratória, palestrante e Presidente da Comissão de Coaching Jurídico e Oratória da OAB Guarujá.
RITA DE CÁSSIA BATISTA ARANTES, professora Mestra, estudos concedidos pela CAPES da Universidade Católica de São Paulo/ Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. LINHA DE PESQUISA: O processo ilustrador do livro infantil, à luz do diálogo Palavra e Imagem em obras de Eva Furnari: concepções e práticas possíveis. Professora de Língua Portuguesa na Faculdade FASB, e Membro da Controladoria Interna do Centro Paula Souza, Avaliadora das provas de vestibular da FATEC. Possui Curso de Pós-Graduação/Especialização pela PUC-SP. Graduada em LETRAS. Tem experiência na área, com ênfase em CRÍTICA LITERÁRIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura/ Infanto Juvenil, Língua Portuguesa, Midiática, Brinquedoteca (escolar e hospitalar), Desenvolvimento das diferentes linguagens na educação infantil, Arte e Educação, Redação Publicitária, Comunicação Empresarial. Publicou obra Infanto Juvenil, com apoio da Prefeitura de São Paulo.
Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.